segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Apresentação + Resenha: Em Busca de um Final Feliz - Katherine Boo

Olá, readers!
Meu nome é Mirelly Dantas, tenho 15 anos e sou a mais nova resenhista do blog. Apesar de não ser tão viciada em livros, estou amando a oportunidade. Não tenho um gênero literário específico, mas os que mais me agradam são os livros de romance e os que me fazem refletir. Espero que gostem das minhas resenhas. Então vou postar minha primeira resenha aqui para vocês e caso queiram me acompanhar em alguma rede social, deixarei os links no final do post. Beijocas!











A autora Katherine Boo viveu três anos em Annawadi, um aglomerado com cerca de 300 barracos, próximo ao Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia, o que a incentivou escrever seu primeiro livro. Ele retrata a vida cotidiana dos moradores dessa favela, as desigualdades sociais e a intensa corrupção existente. Quando comecei a ler eu fiquei perdida por causa dos inúmeros personagens, mas persisti na leitura e fiquei muito feliz com o resultado.

 A história se passa em uma favela ao lado de um esgoto aberto, lixos expostos, ratos circundando o local e como consequência doenças que só proliferavam, além da quantidade de entorpecentes, usados até por crianças para poder matar a fome. Iniciando-se com a apresentação de Abdul, um ótimo catador de lixo, que com sua habilidade elevou a sua família a uma condição melhor que as dos moradores de Annawadi, causando inveja em seus vizinhos.

Asha, uma mulher que só pensa em tirar a si mesma e sua família da miséria, tenta ingressar em um partido político chamado Shiv Sena e começa a participar indiretamente nele. Ela é capaz de se submeter à intensa corrupção, apenas para melhor suas condições financeiras.


Manju, filha de Asha, a única em Annawadi que cursava a faculdade. Sunil, um garoto de 12 anos, também catador de lixo, era menor que sua irmã mais nova e temia por isso. Fátima, mais conhecida como a Perna só, possui uma deficiência física e sofre por isso. Todos ali sonhavam com um futuro melhor e lutavam em busca do desejo de simplesmente ter uma condição de vida superior a que viviam. Com tanta dificuldade, nem sempre o caminho certo era escolhido, o sofrimento era tanto que alguns foram capazes de tirar a própria vida.


A obra é capaz de transmitir os sentimentos e emoções do personagem para o leitor, deixando o leitor emocionado por presenciar de forma tão real como é a vida nas favelas, no caso Annawadi, em um país diferente do nosso, tanto em aspectos culturais como políticos. Como disse anteriormente, fiquei feliz com o resultado após a leitura, pois despertou em mim um sentimento de valorizar mais a minha vida, o que ela me proporciona e a quem esta ao meu redor, porque viver como os moradores de Annawadi não é fácil. 

Espero que tenham gostado! *-*

 TWITTER: @mirelly_dantas
 INSTAGRAM:  @oimimi

Um comentário:

  1. Oie! Não conhecia a autora! Vou procurar saber mais! =D
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir